Nota

Como impulsionar sua concentração

Manter a atenção é fundamental na vida diária e está ligada ao funcionamento cognitivo bem sucedido. Mas com tantas coisas, eletrônicas ou não, disputando nossa atenção fica difícil nos concentrar em algo. Quando você precisa de se concentrar você enche uma caneca de café, certo? Bom, embora seja comprovado que o café tenha benefícios para a saúde, pesquisadores dizem que simplesmente olhar para a natureza pode aumentar sua concentração.

Por que precisamos estas pausas? Porque pausas realmente nos fazem melhores trabalhadores, motoristas, pais, cônjuges e amigos. Claro, sabemos que tomar uma pausa na natureza é bom para nós; o ar fresco, a cor verde reconfortante, o tempo para deixar nossos pensamentos apenas serpenteiam.

Clique na imagem para visualizar ampliado

Publicado no Journal of Environmental Psychology, envolvendo 150 estudantes, pesquisadores disseram que uma pequena pausa, consistindo apenas em olhar para uma foto com uma cena verde por 40 segundos, pode nos ajudar a concentrar. Neste estudo (em inglês), destaques indicam:

– Técnicas de Neurociência fornecer suporte empírico direto para a teoria de restauração atenção;
– Uma pequena pausa vendo uma cena verde, como um campo, mantém sua atenção;
– Em uma cidade com telhados verde percebe-se como mais restaurador que em uma cidade sem verde;

“Caminhadas meditativas é uma das nossas recomendações mais valiosas”, “seja em um pomar, parque, prado ou na floresta. Ou, pelo menos, o seu jardim no terraço mais próximo”.

Clique na imagem para visualizar ampliado

Fonte: PsychCentral

Gostou? Curta o post, avalie e deixe um comentário!!! =D
Divulgue o conhecimento nas redes sociais!

4 comentários sobre “Como impulsionar sua concentração

  1. Muito útil, esse post. Esses dias eu estava pensando em voltar a meditar e depois disso aqui tive certeza de que preciso. Pelo menos já plantei várias árvores ao redor da minha casa e estou organizando o jardim e área verde. Pelo menos em relação ao verde eu acho que estou no caminho certo. Eu tenho muita dificuldade para me concentrar. Pra ler, por exemplo, preciso estar completamente isolado e em circunstâncias corriqueiras eu sempre perco a atenção. Os amigos amigos até já me zoam falando que tenho personalidade de labrador. Isso dificulta muito a minha vida.

    Informações muito válidas. Parabéns!

    http://www.anaxquerdizer.blogspot.com

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

